Você já começou a fazer dieta junto com um amigo ou namorado e ele “secou” mais rapidamente? Ou leu na internet que, em geral, mulheres têm mais dificuldade de emagrecer do que homens? Isso é um mito ou há fatos que provam que o sexo feminino está em desvantagem quando se trata de perda de peso? Para esclarecer a questão, a Clínica Gastric preparou este conteúdo para você – siga com a leitura e saiba mais!
É realmente mais difícil para mulher perder peso?
A resposta é sim. Um estudo feito em 2019 revelou que, após algumas semanas seguindo uma dieta com menos calorias, os homens emagreceram por volta de 1,5 quilo a mais do que as mulheres. Isso se deve a alguns fatores físicos, como:
- O corpo do homem tem cerca de 6% a mais de tecido muscular e 20% menos gordura do que o da mulher, o que faz com que eles gastem mais calorias para se manter vivos no dia a dia (o chamado metabolismo basal).
- Ainda, hormônios masculinos como a testosterona e outros facilitam o ganho de massa muscular e a perda de gordura.
- Em geral, por serem maiores do que as mulheres, eles também queimam mais calorias nas atividades de rotina, o que leva à diminuição de peso durante a dieta.
- Além disso, o coração e os pulmões dos homens são maiores, favorecendo o condicionamento físico e a eficiência de exercícios físicos.
Há outros fatores que dificultam o emagrecimento feminino?
- O hipotireoidismo, um distúrbio que faz a tireoide funcionar mais devagar, é mais frequente em mulheres e suas consequências mais comuns são aumento de peso, tornar o metabolismo lento e fadiga.
- O distúrbio hormonal conhecido como síndrome dos ovários policísticos também pode interferir no ganho de peso. Ela tem ligação com a resistência insulínica – quando a ação do hormônio, que transporta a glicose do sangue para as células, é diminuída. A insulina circulando em altos níveis favorece o acúmulo de gordura corporal.
- Outra questão: a menopausa pode fazer a mulher engordar. A interrupção da produção de estrogênio pode fazer com que a gordura corporal seja depositada principalmente no abdome. Mas isso também depende de outros fatores, como a alimentação da mulher e sua genética. O envelhecimento faz com que homens e mulheres percam por volta de 2% de sua massa magra por década.
- Sendo assim, uma dieta baseada em gênero pode ser mais eficiente para a perda de peso?
Os médicos dizem que não, pois ainda não há pesquisas que que esclareçam bem essa questão. O importante é ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, combinada com exercícios físicos e outras boas práticas para ter uma vida com muito mais saúde.
Posso fazer meu metabolismo funcionar mais rápido?
Há certas formas de acelerar o metabolismo. Veja algumas:
- Pratique algum tipo de musculação, pois é uma atividade de queima calórica alta, e que aumenta o tecido muscular que trabalha na queima de energia.
- Beba água: quando entra no organismo, a água tem que ser ajustada à temperatura do corpo, e o organismo gasta energia para realizar esse equilíbrio.
- Durma bem: uma noite ruim de sono causa desestabilização de alguns hormônios, aumentando a produção de outros como a grelina, que aumenta o apetite.
- Controle o estresse e a ansiedade: níveis altos de estresse levam o corpo a secretar mais cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura na região abdominal e aumenta o apetite.
- Aposte nas proteínas: alimentos como carnes, leite e ovo são mais difíceis de digerir do que gorduras e carboidratos e o corpo consome mais calorias para isso.
- Não pule refeições: isso faz o corpo poupar energia, dificultando a perda de gordura. Coma porções menores e alimente-se mais vezes por dia, evitando exageros em uma única refeição.
Para mulheres, qual é a melhor forma de perder peso?
Algumas estratégias podem fazer bastante diferença!
- Inclua legumes na alimentação pelo menos 4 vezes por semana.
- Procure se organizar e separe um dia da semana para preparar e separar as refeições.
- Mastigue devagar – isso aumenta a percepção de saciedade.
- Beba água (recomenda-se 1 litro para cada 23 quilos do seu peso).
- Diminua a quantidade de itens processados na sua dieta: eles costumam ter muito sódio e conservantes, o que faz o corpo reter mais líquido e aumentam as chances de ter doenças cardiovasculares.
- Não se exceda no consumo de bebida alcoólica.
- Para desinchar, reduza o consumo de carboidratos simples, como macarrão de farinha branca, biscoitos e bolachas.
- Não fique tão ligada nos números da balança – se você estiver praticando exercícios físicos regularmente, o desenvolvimento dos músculos pode aumentar seu peso na balança, pois eles são mais pesados do que gordura.
- Evite dietas muito restritivas, pois elas podem fazer você ganhar peso mais rápido ao voltar a consumir certos alimentos antes “proibidos”.
- Exercite-se com frequência e disciplina: mais importante do que perder peso é conseguir mantê-lo.
Você gostou desta postagem? Realmente existem razões pelas quais os homens têm mais facilidade para perder peso do que as mulheres, mas o emagrecimento é uma realidade para todos que se comprometem com esse objetivo e combinam a dupla mais eficaz de todas: exercícios e uma alimentação equilibrada.
E se estiver precisando de auxílio para alcançar seu peso ideal, a Clínica Gastric pode ajudar você. Nossa equipe reúne profissionais de diversas áreas médicas e uma estrutura preparada especialmente para dar suporte ao seu emagrecimento saudável.